terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SÉRIE CARNAVAL




SÉRIE CARNAVAL

Acadêmicos do Samba celebra a vida na avenida


“Alegria - animação que celebra a vida em todo o seu sentido”. Com este tema, a Acadêmicos do Samba comemora neste carnaval 30 anos de fundação. São sete títulos conquistados nesse período. A escola vai desfilar na avenida com 600 componentes, quatro carros alegóricos e doze alas. Mestre Sala e Porta Bandeira vão abrir o desfile, exaltando a criação da humanidade, a natureza e a vida, desde nascer, crescer e frutificar.
A Acadêmicos do Samba abre a série de reportagens sobre o carnaval de Uberlândia que o Portal da Prefeitura disponibiliza a partir de hoje (28).
A agremiação, que desde 2002 não fatura o título, quer quebrar esse jejum e promete desfilar para vencer. Segundo o presidente da escola, Gilmar Batista, a agremiação não pode mais se contentar com o quarto lugar, situação se repetiu nos últimos oito anos. “Vamos fazer um carnaval para ganhar. Não podemos ficar estacionados. Esse ano vai ser diferente, chega dessa acomodação, vamos ser campeões”, afirma Gilmar.  
A escola, através de uma organização não governamental, a Acadêmicos do Futuro, tem um projeto social que capacita seus integrantes, juntamente com suas famílias, a serem profissionais. “Nossos diretores de bateria, os diretores artísticos e culturais capacitam jovens formando cada um na sua área”, diz Gilmar Batista. Quem atua na confecção de fantasias, por exemplo, trabalha com o diretor artístico. Já na dança, a capacitação é feita pelo diretor cultural, e quem quer ser músico, trabalha com o diretor de bateria.  “Assim, podemos não somente atuar para o carnaval mas também formar cidadãos para a vida”, afirma Gilmar.

História

A Acadêmicos do Samba foi fundada em 1981. As cores da escola são o amarelo e preto e o símbolo é o tucano. Na sua formação, foi denominada pelos grupos carnavalescos como a “escola dos brancos”, devido os seus fundadores terem a tonalidade da pele cor clara e serem tradicionais em Uberlândia. Diferente das outras agremiações, a Acadêmicos do Samba nasceu nas proximidades do Centro, em uma casa de shows tradicional na cidade.  Segundo Mário Antônio, ultimo presidente campeão da escola, o grupo de fundação se sentia excluído do carnaval. “O nosso desejo era participar, poder fazer um desfile que pudesse mudar a história da época, marcamos a avenida do samba desfilando com carros de mais de quatro metros, isso não acontecia em outras agremiações”, lembra Mário.
Ainda hoje, a Acadêmicos é uma das escolas mais jovens de Uberlândia. O Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba (GRAS) foi campeão pela primeira vez em 1986, com o enredo
“Sobre a cidade de Uberlândia". Com o presidente Mario Antonio da Silva, a escola foi tetra-campeã em 1986-1987-1988-1989. Em 1992, a agremiação leva para avenida o enredo "Lenda do Tucano Dourado" e se consagra novamente campeã do carnaval, arrebatando nota máxima em todos os quesitos.  A escola volta a conquistar o primeiro lugar somente no ano de 2001 quando apresenta o enredo “Astro Rei”. Em 2002, com o carnavalesco Jorge Lagarretta, mostra o enredo “Vim Gostei fiquei - Festa na aldeia Brasil”, que deu o bi-campeonato a escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.