sábado, 28 de setembro de 2013

Dia da Secretária

Servidoras são homenageadas pelo Dia da Secretária

Em homenagem ao Dia da Secretária, celebrado em 30 de setembro, a Secretaria Municipal de Governo realizou uma confraternização antecipada no Centro Administrativo. São mais de 30 secretárias de 19 pastas e sete autarquias, sendo ao menos uma para cada pasta. As servidoras do cargo na Câmara Municipal também participaram do evento.
As secretárias são responsáveis pelas tarefas diárias de atendimento ao público, organização de agendas, redação de documentos e execução de outras tarefas administrativas.
Após a apresentação e desfile de cada profissional, elas participaram de um mini-curso de maquiagem específica para estética adequada ao cargo. A instrutora Célia Penatti ministrou uma palestra motivacional sobre a importâmcia do trabalho das secretárias. De acordo com ela, o perfil da profissional mudou bastante nos últimos anos. “É preciso ter postura e aprimorar sempre. As secretárias devem ser gestoras estratégicas e entender as dinâmicas dos projetos do seu executivo”, comentou. 
A secretária municipal de Governo, Rosângela Paniago, agradeceu o trabalho exercido por cada uma delas e destacou a importância desse serviço para o bom andamento das tarefas do setor público. “As secretárias têm um papel fundamental. Elas dão suporte aos chefes mesmo enfrentando o estresse do dia-a-dia. Seria quase impossível realizar nosso trabalho sem essas profissionais ao nosso lado”, afirmou.
Com 20 anos de experiência na profissão, Graziella de Paula, que hoje é servidora da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), começou ainda cedo em uma empresa de consultoria. Ela é uma das pessoas de confiança do chefe da pasta e entende bem os desafios do cargo, especialmente na diferença dos setores público e privado.
“De início tive que me adaptar ao ritmo. No setor público a demanda de atendimento e de serviços é mais intensa do que no privado. Na profissão trabalhamos com o agendamento de horários, mas mais do que isso, é preciso saber repassar as atividades, o momento correto de entrar nas salas dos executivos e, principalmente, saber direcionar os assuntos às pessoas apropriadas para não sobrecarregar o chefe”, disse Graziela de Paula.

História
O Dia da Secretária surgiu em referência à Lilian Sholes, filha do inventor, jornalista e político norte-americano Christopher Sholes. Ela foi a primeira mulher a utilizar publicamente uma máquina de escrever, inventada por seu pai no século XIX. Nascida no dia 30 de setembro, várias empresas passaram a fazer concursos de datilografia nessa data, em referência a Lilian Sholes, e a maioria das participantes era secretária. Por isso, a data ficou reconhecida como o Dia da Secretária. A importância da invenção de Christopher Sholes repercute até hoje. O tipo de teclado QWERTY, desenvolvido por ele, é utilizado até hoje em computadores, tablets e smartphones.


Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.