segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seminário amplia conhecimentos e ajuda no tratamento eficaz da asma



Seminário amplia conhecimentos e ajuda no tratamento eficaz da asma

            A asma é uma das principais causas de internações na rede hospitalar mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 2,3% dos pacientes internados tem a doença como motivo. A relevância do assunto levou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a realizar o seminário “Abordagem prática da asma em pediatria”, voltado para médicos e enfermeiros que atendem na rede pública municipal de saúde. O evento aconteceu nesta sexta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal.
Durante o seminário, os trabalhos foram divididos em dois momento. Primeiro, houve a explanação da parte teórica quanto às características, causas e tratamentos da asma. Em seguida, os participantes assistiram a simulação em bonecos de tratamentos. Segundo a médica pneumologista pediátrica Julianni Bernadelli Lacombe, é importante aos profissionais da saúde entenderam no início do atendimento médico-hospitalar quando se trata de crises asmáticas e tomem as providências corretas imediatamente.
De acordo com Julianni Lacombe, quanto mais conhecimento os profissionais têm, mais eficaz e rápido é o tratamento. “É importante também que a população saiba que vários remédios contra a asma estão à disposição nas Farmácias Populares”, disse. O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, oferece o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns, sendo que alguns são disponibilizados gratuitamente.
Para o secretário de Saúde, Almir Fontes, é importante que os médicos e enfermeiros tenham amplo conhecimento sobre asma. “Muitos pacientes podem ser tratados pelos profissionais da Atenção Básica, o que agiliza o processo, dispensa a figura do médico especialista e traz benefícios a todos”, garantiu.
De acordo com o médico do Programa Saúde da Família (PSF), Unidade Ipanema II, Fernando Martins Cruvinel, o seminário foi importante para uniformizar os procedimentos. “São informações importantes para os profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos”, afirmou.
A importância do assunto pode ser expressa em números. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma no mundo todo e que a doença causa a morte de aproximadamente 250 mil pessoas por ano. Segundo a OMS, cerca de 70% dos casos surgem durante a infância e países como Brasil, Canadá e Estados Unidos figuram na lista dos que abrigam mais vítimas da enfermidade. Dados do Ministério da Saúde apontam que a população brasileira com asma é de cerca de 16 milhões de pessoas, o que coloca a nação em 8º lugar em prevalência da insuficiência respiratória. Também no país, em 2011 foram hospitalizados 174.500 pacientes asmáticos e entre 2005 e 2009 a doença causou a morte de 11.576 pessoas. Em Uberlândia, de acordo com a SMS, cerca de 15% da população, com idades médias de 6 e de 13 anos, tem asma.
           
Marden Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.