quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prefeitura capacita servidores em Treinamento Integrativo

Prefeitura capacita servidores em Treinamento Integrativo

            Cerca de mil servidores públicos municipais que estão em Estágio Probatório participam da capacitação referente ao Treinamento Integrativo no auditório do Centro Administrativo Municipal. O curso é oferecido pela Secretaria de Administração e foi ministrado por servidores representantes dos setores da Diretoria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura. O treinamento é de caráter obrigatório instituído pelalegislação do Estágio Probatório, que consiste em tratar de vários aspectos referentes à vida funcional dos servidores, para que tomem conhecimento de todas as normas, direitos, deveres e procedimentos que estão na legislação relacionada ao servidor público municipal.
            No total, os servidores foram divididos em quatro turmas, sendo que o início do treinamento aconteceu na terça-feira (28) e se encerra nesta sexta-feira (31). Cada turma, em sua maioria da Secretaria de Educação, participou de dois dias de treinamento, que consistiram em palestras que abordaram temas da área de Recursos Humanos, como Estágio Probatório, Avaliação de Desempenho, Plano de Cargos e Carreira, Pagamento, Convênio Odontológico, Plano de Saúde, Férias, Licenças diversas, Aposentadoria, Regime Disciplinar, Licença para Tratamento de Saúde, Perícia Médica, Segurança do Trabalho, Licença para Acompanhante, Programas existentes para os servidores municipais, além de diversos temas ligados a estrutura administrativa municipal.
            De acordo com o coordenador do Núcleo de Avaliações e Treinamento da Diretoria de Desenvolvimento Humano, Fábio Caixeta Camargo, o treinamento é fundamental para que o servidor ingressante na Prefeitura saiba sobre todos os seus direitos e deveres, e sobre todas as normas e procedimentos referentes à área de Recursos Humanos. “Esta capacitação é um treinamento introdutório no qual o servidor efetivo ingressante se informa sobre todas essas questões de extrema relevância, para que esteja devidamente informado sobre os aspectos relacionados a toda sua vida funcional na Prefeitura O curso irá proporcionar uma melhor integração, adaptação e satisfação dos servidores no ambiente de trabalho e em relação à própria organização. Desta forma, quanto mais o servidor estiver capacitado, melhores os resultados futuros, tanto no ambiente de trabalho, quanto nos setores da Diretoria de Desenvolvimento Humano e nas próprias unidades de atuação”, disse.
            A professora Maria Inês, que começou a trabalhar em agosto de 2013, conta que a capacitação foi muito esclarecedora, já que por falta de informação poderia perder prazos, como no caso de protocolar um atestado. “A questão dos atestados pra mim foi o melhor assunto, soube das datas e de como protocolar. Agora sei diretamente aonde ir quando surgir algum problema ou dúvida. Eu tinha muitas dúvidas, mas nem sempre o superior imediato tinha tempo de sentar e esclarecer, e aqui, todos os assuntos foram bem esclarecedores”, contou.

Estágio Probatório
             
Um dos módulos de grande importância deste treinamento é sobre o Estágio Probatório, que é o período inicial de avaliação do servidor ingressante através de concurso público, em cargos de provimento efetivo. Durante os três primeiros anos, o servidor em Estágio Probatório é avaliado por três avaliações de desempenho, e no final do período, há uma avaliação médica para saber se ele está devidamente apto fisicamente e mentalmente, para as atribuições do cargo ao qual foi nomeado.
           
Paula Maia
Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.