terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Secretaria de Cultura anuncia novidades para Carnaval 2014


Secretaria de Cultura anuncia novidades para Carnaval 2014

            Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (28), no Centro Administrativo Municipal, com representantes de diversas secretarias da Prefeitura e da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assosamba), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulgou as novidades do Carnaval 2014. Uma delas é o novo endereço da avenida do samba, onde acontecem os desfiles e shows. Com a intenção de aumentar o público carnavalesco da cidade e mobilizar as pessoas para um carnaval maior e mais participativo, a Assosamba juntamente com a comissão do carnaval e a SMC, avaliaram que aavenida José Roberto Migliorini, em frente ao Estádio Municipal João Havelange, é o local que irá favorecer maior participação da população no carnaval da cidade.
De acordo com o secretário de Cultura, Gilberto Neves, o local é plano, de fácil acesso, tem um amplo estacionamento e está longe de moradias residenciais, além de já ser palco de grandes eventos na cidade, como atividades culturais e esportivas. “Nós mudamos o tradicional local que era na avenida Monsenhor Eduardo devido as constantes reclamações que os feirantes, comerciantes e moradores faziam na época do carnaval. O novo endereço já é um local conhecido pela população e vai proporcionar um carnaval melhor”, disse.
            Ainda de acordo com o secretário, a intenção é que o número de pessoas aumente cerca de 50% com a mudança, saltando de 40 mil para 80 mil participantes. “Na antiga avenida seria impossível expandir o público, já que o local não comporta. Com a mudança de endereço, vamos trazer mais foliões para a festividade”.
            A Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) irá garantir um sistema de transporte com linhas especiais para que a população possa chegar e voltar do carnaval com tranquilidade e segurança.
            A novidade agradou principalmente as escolas de samba. De acordo com o presidente da Assosamba, Tiago Guerra, as escolas e blocos estão motivados para fazer deste ano o melhor carnaval em Uberlândia. “A própria condição de aumento na largura da avenida tornará o desfile mais técnico e mais competitivo. As expectativas para estas inovações são as melhores”, disse.
            Outra novidade para o Carnaval 2014 é a programação durante o dia, com a intenção de atrair mais gente e garantir um carnaval para um público que não freqüenta os desfiles à noite, no domingo (02/03) e na terça-feira (04/03). As crianças e adolescente até 14 anos terão a oportunidade de curtir o carnaval com uma programação especial, denominada Matinês.
            No sábado (01/03) à tarde terá o Bloco dos Foliões, que consiste em um grupo composto de no mínimo 100 pessoas que vão passear pelas ruas da cidade. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria de Cultura. É necessário apenas que o bloco tenha um nome, uma musica e que use camiseta padrão.
            E descentralizando o carnaval, a tradicional festa das Marchinhas será mantida na  praça Clarimundo Carneiro e atenderá pela primeira vez, aos distritos de Martinésia e Tapuirama, levando o carnaval para os moradores que não têm disponibilidade de aproveitar na cidade.
            Para alegrar ainda mais os foliões, durante a semana da festa, haverá shows musicais com bandas locais e nacionais. "Será, com certeza, um carnaval diferenciado. Teremos de tudo, um pouco”, frisou o secretário de Cultura.
            Nesta quarta-feira (29) o secretário se reúne com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Juizado Infantil a fim de informar a nova estrutura e o que muda em ocupação de espaço e estratégia de segurança.


Programação:

22/02 – sábado
- Marchinha no Distrito de Martinésia

23/02 - domingo
- Marchinha no Distrito de Tapuirama

27/02 – quinta-feira
- Marchinha na praça Clarimundo Carneiro

28/02 - sexta-feira
- Baile de Máscara na praça Clarimundo Carneiro

01/03 – sábado
- Desfile dos foliões (blocos) e shows

02/03 – domingo
- Matinês, Desfile das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos

03/03- segunda-feira
- Apuração do Carnaval e shows

04/03 – terça-feira
- Matinês
- Desfile das Campeãs
- Shows

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.