terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Uberlândia e Irlanda assinam Memorando de Entendimento para Jogos 2016


Uberlândia e Irlanda assinam Memorando de Entendimento para Jogos 2016

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, assinaram, na última semana, o MOU (Memorandum of Understanding), documento que descreve um acordo bilateral ou multilateral entre duas ou mais partes, visando confirmar a escolha dos Comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda por Uberlândia para treinamento em 2016.
O MOU (Memorandum of Understanding) é o documento que oficializa a escolha irlandesa e, ainda, determina quais são as obrigações de cada uma das partes no processo. Ao Município de Uberlândia caberá a viabilização do acesso às estruturas esportivas, planejamento, envio de dados e informações, preparação da cidade e contato com os centros esportivos que poderão sediar as modalidades de treinamento.
"A captação dos comitês olímpico e paralímpico da Irlanda é uma ação da Comissão Uberlândia no Cenário dos Grandes Eventos Esportivos, que reúne diversas secretarias e entidades, e a próxima tarefa desse grupo é preparar a nossa cidade para receber bem todos que virão a Uberlândia em 2016", disse Paulo Romes, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Atletas de nove modalidades olímpicas utilizarão as estruturas de Uberlândia para treinamento: atletismo, badminton, ciclismo, pentatlo moderno, remo, rugbi, natação, triátlon e canoagem. A partir de agora, os técnicos de cada uma das modalidades começarão a visitar a cidade e, em seguida, os comitês começam a fechar contratos com as estruturas esportivas escolhidas.

Comitê visitou Uberlândia duas vezes 

Em 2013, representantes da delegação irlandesa estiveram em Uberlândia por duas vezes para conhecer a cidade e o potencial para ser um centro de treinamento dos atletas que disputarão as Olimpíadas e Paralimpíadas. Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais – SEEJ, a cidade recebeu em março a visita de dois membros do Comitê Olímpico e um membro do Comitê Paralímpico da Irlanda, acompanhados pelo secretário-adjunto de Esporte e da Juventude, Rogério Romero. Na oportunidade, eles conheceram algumas estruturas esportivas da cidade e demonstraram interesse em retornar, com mais tempo, para outras visitas.
A segunda visita aconteceu em outubro, quando oito membros do Comitê Olímpico Irlandês retornaram a Uberlândia, acompanhados novamente do secretário-adjunto, Rogério Romero, para conhecer melhor as estruturas esportivas, a rede hoteleira, hospitais, restaurantes e tudo o que cidade tem a oferecer.


Joana Araújo
Des. Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.