domingo, 30 de março de 2014

Quase seis mil meninas já receberam vacina contra o HPV em Uberlândia

Quase seis mil meninas já receberam vacina contra o HPV em Uberlândia

Organizada conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) em Uberlândia já imunizou 5.765 meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos. Isto representa 42% de um total de 13.739 meninas selecionadas durante o planejamento da campanha, organizada no município pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura de Uberlândia disponibilizou 62 salas de imunização em ambiente escolar para o trabalho das equipes de saúde.
A vacinação teve início no dia 10 de março e continua com esta abordagem até o dia 15 de abril. Em seguida, a vacinação será distribuída entre Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas sedes dos Programas de Saúde da Família (PSFs) da zona urbana e rural do município, dentro do calendário anual regular de vacinas.
O balanço desta etapa é considerado positivo e deverá atender as expectativas de cobertura mínina de 80% do público alvo. As equipes de saúde esperam visitar 142 escolas estaduais e municipais até a data de encerramento da primeira etapa.

HPV

O HPV é um vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A infecção é uma das principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, que é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Ao todo, há mais de cem tipos de HPV. A Secretaria de Saúde alerta que a proteção contra a infecção do HPV se complementa com o uso de preservativo nas relações sexuais e a realização de exames ginecológicos periódicos.

Marley Naves
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.