segunda-feira, 31 de março de 2014

REPORTAGEM ESPECIAL


REPORTAGEM ESPECIAL

Prefeitura reforça investimentos na educação

Com a inauguração de cinco novos anexos, Secretaria de Educação abre mais 682 vagas para atender crianças de 0 a 5 anos na rede pública de ensino
           
Visando atender ao crescente número de alunos da rede municipal, principalmente na educação infantil, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Educação (SME), criou cinco anexos nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade. Os investimentos para reforma e adequações dos locais somaram cerca de R$ 150 mil. Com a ampliação, ao todo, 682 vagas foram criadas.
            Como a qualidade também depende dos profissionais da educação, o setor de recursos humanos convocou mais de 200 profissionais, entre professores, pedagogos, educadores, auxiliares de serviços gerais (ASG) e assistentes administrativos, para trabalharem nas unidades. Alguns servidores são efetivos do último concurso de 2012, e os outros foram contratados pelo processo seletivo de 2013.
Os anexos funcionam em espaços alugados e prédios da prefeitura que estavam sem utilização. As unidades contemplam salas com brinquedoteca, berçários, salas administrativas, salas de atividades por faixa etária, sanitários, refeitório, área externa para lazer, entre outros ambientes. As novas unidades atenderão os bairros Alvorada, São Gabriel, Tibery, Santa Mônica e Patrimônio e suas adjacências.
A secretária de Educação, Gercina Novais, afirma que toda a equipe da SME está focada na criação de novas vagas para que haja a redução do déficit educacional no município. “Os anexos são ampliações, espaços alugados na cidade para aumentar o número de vagas na educação infantil, garantindo o direito da criança de estudar. Estamos empenhados em garantir uma educação inclusiva e de qualidade para toda a população uberlandense”, afirma. A secretária ressalta também os avanços obtidos na educação no ano de 2013. “Somente no ano passado, nós criamos 1.419 vagas na educação infantil e mais de 350 no ensino fundamental. Temos o entendimento que temos muito que fazer, mas os números estão aí para mostrar nosso comprometimento por uma cidade educadora”, diz.
Além dos anexos, neste mês de março, foi inaugurada a Emei do Bairro Jardim América, ofertando mais de 280 vagas para o ensino infantil. Outras três escolas estão em construção nos bairros Canaã, Luizote de Freitas e Jardim das Palmeiras II. O recurso é proveniente de uma parceria com o Governo Federal por intermédio do programa Pró-Infância. Cada unidade tem capacidade para atender 240 crianças, em dois turnos, ou 120, em turno integral.
De acordo com dados da Educacenso (levantamento considerado pelo Ministério da Educação como “uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro”), Uberlândia tinha quase 54 mil alunos municipais em 2012, número que chegou a cerca de 56 mil em 2013.

Inauguração:

Acontece nesta terça-feira (1º) a inauguração do primeiro dos cinco anexos.  A solenidade será às 14h30, na Emei Professora Rosângela Borges Cunha, situado à rua Serra dos Apiacás, 346, no bairro São Gabriel.

     Anexo

Emei Maria Terezinha Cunha Silva
Emei Professora Rosângela Borges Cunha
Emei do bairro Tibery
Emei Maria Pacheco Rezende
Emei do bairro Patrimônio

Bairros e atendidos
Alvorada, Dom Almir, Jardim Sucupira, Joana D’arc, Prosperidade e Morumbi
São Gabriel, Laranjeiras, Granada e São Jorge
Tibery, Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Custódio Pereira
Santa Mônica, Segismundo Pereira, Santa Luzia e Pampulha
Patrimônio, Tabajaras e Tubalina.
Vagas
154
91
82
280
75
Profissionais contratados
41
27
39
52
57

Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.