quarta-feira, 30 de abril de 2014

Aplicativo de segurança permite acionar ocorrências em tempo real


Aplicativo de segurança permite acionar ocorrências em tempo real

Uma parceria a custo zero entre Prefeitura de Uberlândia e empresa responsável pela criação do aplicativo Agentto vai possibilitar a melhoria de atendimentos ligados ao trânsito e à defesa civil da cidade. O convênio foi anunciado nesta quarta-feira (30), no Centro Administrativo Municipal, pelo prefeito Gilmar Machado. Com propósito de oferecer soluções para segurança pública em geral, o Agentto passa a vigorar em uma iniciativa inédita no mundo (nesse setor) como parceiro efetivo do poder público municipal. Uberlândia, além de ser a cidade-sede da empresa desenvolvedora, é também a pioneira na implantação conjunta desse projeto.
O funcionamento será por meio de uma central de atendimento e agentes de campo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e da Superintendência de Defesa Civil de Uberlândia - órgão ligado à Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social. As pastas vão receber ocorrências da população em tempo real e enviar avisos de utilidade pública através dos dispositivos móveis (smartphones) dos cidadãos usuários. Por meio do convênio, as secretartias vão participar do Agentto como protetores públicos. “É uma obra concreta de ajuda às pessoas. Com isso, será possível fazer o socorro chegar mais rapidamente”, apontou o prefeito.
O aplicativo oferece gratuitamente um novo conceito de rede social em que familiares e amigos se juntam em uma teia de proteção de no máximo 12 usuários para que se ajudem em situações de emergência. O usuário também pode acionar um protetor público (no caso de Uberlândia, já aderiram a Settran e a Defesa Civil) para algum tipo de socorro, como inundações e acidentes de trânsito. Os agentes das duas secretarias passaram por treinamento e já estão preparados para utilizar o sistema.
“A Defesa Civil conta com apenas o telefone 199 para acionamentos. Em alguns casos a linha fica congestionada devido à alta demanda.  Ter uma tecnologia inovadora como essa vem somar na ampliação dos nossos atendimentos”, disse Flávia Carvalho, secretária municipal Antidrogas e de Defesa Social.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, destacou que embora a pasta tenha eficiência em atender a demanda da população, é importante buscar tecnologias que tragam melhorias ao setor. “Uberlândia tem o segundo maior trânsito do Estado e precisamos de adequar nossos serviços ao mundo que é digital. Temos de estar sempre aperfeiçoando”, salientou.
A implantação de sistemas de videomonitoramento em diversos pontos da cidade precisa de alto investimento e custeio de manutenção. Uberlândia tem 73 câmeras de videomonitoramento do programa Olho Vivo. Para se equiparar a cidades dos Estados Unidos, Israel e Japão, seriam necessárias outras 30 mil câmeras. O Agentto eleva essa proteção em um patamar bem maior e sem custos para os cofres públicos.
“O APP transforma o celular em uma central de alarme de bolso. Uberlândia tem cerca de 300 mil câmeras de celular, porém nem todas ainda conectadas à internet. Com o Agentto, visamos os nossos serviços de emergência num novo patamar de interação e capacidade de reação perante questões que afetem a população”, observou o fundador e presidente do Agentto, Sérgio Paim.
Mais informações sobre a rede social de segurança e a participação da Prefeitura Municipal de Uberlândia estão disponíveis em www.uberlandia.mg.gov.br/agentto

Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.