sábado, 31 de maio de 2014

Mostra Rumos Dança – UFU

Mostra Rumos Dança – UFU

INFORMAÇÕES GERAIS

Entre os dias 5 e 8 de junho de 2014 acontecerá a Mostra Rumos Dança – UFU, em Uberlândia. Numa co-realização do Instituto Itaú Cultural, Dicult/PROEX/UFU e Curso de Dança da UFU, o evento, inédito na cidade, contará com apresentações de trabalhos de dança, mesas de debates e oficina. Esta ação conta ainda com o apoio do Instituto de Artes da UFU (IARTE), da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, do Curso de Teatro da UFU, do grupo Cênica Luz e da Diretoria de Comunicação da UFU.

O Programa Rumos, criado em 1997, é o principal meio de apoio do Instituto Itaú Cultural à cultura brasileira. O objetivo do programa sempre foi valorizar a diversidade brasileira, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura em nosso país e premiar artistas e pesquisadores de várias áreas. Desde de 2000 o programa contempla projetos de dança com inscrição abertas para artistas de todo o território nacional.

Em 16 anos de atuação, o programa Rumos Itaú Cultural possibilitou ações artísticas e culturais que alcançaram mais de 5,1 milhões de pessoas, selecionou 1.130 artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, reinventando-se a cada edição. Em 2013 o programa passou por uma profunda modificação, cujo resultado foi uma estrutura adaptável que, independente da área de expressão ou do campo de reflexão, encara deslocamentos e desafios em seu processo e não apenas atende uma ação tradicional de constituição permanente e estável. Memória e transformação juntas em busca de melhoras.

Na última edição do programa, até então exclusiva para seleção de projetos de dança, o programa recebeu 549 inscrições, provenientes dos 27 estados brasileiros, das quais 452 foram habilitadas para o processo de seleção. Deste conjunto, foram escolhidos 31 projetos, de 4 regiões do país, 13 estados e 15 cidades.

Como desdobramento do projeto, o Itaú Cultural trabalha na difusão dos artistas selecionados, através de parcerias locais ou regionais, viabilizando assim a circulação das obras ou atividades culturais apoiadas. Atento a este movimento, o Curso de Dança da UFU, através dos professores Alexandre Molina e Cláudia Müller, buscou contato com a coordenação do Rumos para trazer para Uberlândia, em caráter inédito, a mostra de difusão do programa. As atividades desta programação estão alinhadas com o Projedo Semestral de Ensino para o sétimo semestre do Curso de Dança da UFU que, conforme previsto em seu Projeto Pedagógico, tem por finalidade promover maior integração entre as disciplinas do curso. Cabe destacar que o Itaú costuma apoiar a ida de um ou no máximo dois artistas para cada cidade/ festival. No caso de Uberlândia, movemos esforços que vão ao encontro dos interesses do Curso de Dança da UFU e dos artistas locais e conseguiremos mobilizar quatro artistas convidados, em diferentes atuações: palestras, oficinas e apresentações artísticas, que compõem esta programação inédita na cidade.

Uberlândia conta, desde 2011, com um curso superior de dança, oferecido por uma universidade pública. A possibilidade desta formação na região do Triângulo Mineiro é fruto de um intenso trabalho dos artistas e agentes culturais em geral que, ao longo de anos, realizam uma produção que tem se destaco não apenas nacional, mas também internacionalmente. A existência de eventos ligados à dança, como o Festival de Dança do Triângulo, que entra em sua 25a edição e é realizado pela Prefeitura de Uberlândia, o encontro Olhares Sobre Corpo, que completou 10 anos em 2013, são alguns dos exemplos que podemos destacar aqui. Além disso, Uberlândia já conta com artistas que integram a lista de projetos do Rumos Dança do Itaú Cultural, como o performer Wagner Schwartz, que hoje vive em São Paulo, mas que foi selecionado na edição de 2003/2004 com o projeto Wagner Ribot Pina Miranda Xavier Le Schwartz TRANSOBJETO e recentemente, na edição 2009/2010, com Piranha. Fernanda Bevilaqua, diretora do UAI-Q-DANÇA e Alexandre Molina, performer e professor do Curso de Dança da UFU, já integraram a comissão de seleção da carteiraDança para Formadores, na edição 2012/2013. A artista e professora do Curso de Dança da UFU, Cláudia Müller, vinda recentemente do Rio de Janeiro, também integrou a lista de artístas selecionados pelo Rumos Dança, em 2006/2007, com a videodança Fora de Campo e na edição de 2012/2013 como orientadora da artista residente Clarissa Sacchelli.

No entanto, compreendemos a necessidade de reposicionar a cidade como um espaço para a difusão das produções realizadas no Brasil e também dos artistas e grupos internacionais que entram em circulação no país. Trazer para Uberlândia parte de uma das principais mostras de dança contemporânea do país certamente colaborará com esse processo de visibilidade, além de fortalecer o trabalho de formação profissional engendrado pelo Curso de Dança da UFU, pelas ações do poder público municipal, por artista e grupos locais e por outros espaços interessados na qualificação artística. Desta forma, o projeto pretende ainda ampliar as possibilidades de acesso à produções de dança para os estudantes da UFU, artistas locais e população de Uberlândia e região; oferecer, gratuitamente, atividades formativas e reflexivas no campo da dança, tanto para a comunidade acadêmica da UFU, quanto para os interessados em geral; colaborar para a visibilidade da cidade de Uberlândia enquanto local para a realização de temporadas artísticas e projetos culturais de grupos/ artistas de outras cidades e estados; e fortalecer as parcerias institucionais entre a UFU e outros órgãos, no que se refere à realização de ações na área das artes e da cultura.
A Coordenação Geral do evento e direção de produção está a cargo dos professores Alexandre Molina e Cláudia Müller, do Curso de Dança da UFU. A equipe é composta ainda por quatro estudantes de graduação, Gabriela Paes, Juliana Ladeira, Paula Poltronieri e Vanessa Garcia Santos, que vão realizar as atividades de assistência de produção e comunicação em redes sociais. A técnica de audiovisual do Instituto de Artes da UFU, Natália Oliveira, é responsável pela elaboração das peças de divulgação e a equipe do grupo Cênica Luz, também IARTE, é responsável pela gestão das montagens técnicas de iluminação para os espetáculos e performance. Contaremos ainda com o apoio da Diretoria de Comunicação da UFU para divulgação e cobertura do evento em Uberlândia e região e da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia/ Teatro Municipal de Uberlândia.


Programação:
MOSTRA RUMOS DANÇA – UFU

05 a 08 de junho de 2014
UFU e Teatro Municipal de Uberlândia


PALESTRA

05/06    20h

Gestão cultural no fomento à pesquisa e criação artística

Sonia Sobral
Gerente de Artes Cênicas do Instituto Itaú Cultural
Mediação: Lu de Laurentiz (Diretor de Cultura da UFU) e Fernanda Bevilaqua (Eutonista e Diretora do UAI-Q-DANÇA)
Local: Auditório do MUnA (Museu Universitário de Arte), R. Cel. Manoel Alves, 309 Fundinho

OFICINA

06, 07, 08/06   9 às 12h

Propriedades do sistema ósseo e metodologias para desenvolver uma vivência-aula de corpo e dança a partir do sistema Body-Mind Centering (BMC)

Marila Velloso (PR)
Local: Sala de Iluminação (Curso de Dança)/ Bloco 5U - Campus Sta. Mônica da UFU

Inscrições gratuitas até o dia 1 de junho, através do e-mail rumosdancaufu@gmail.com

(enviar currículo de até 10 linhas + carta de interesse)


MESA

06/06  14 às 17h

Trajetória artística e profissionalização: experiências de formação em dança

Participantes: Alejando Ahmed, Clarissa Sacchelli, Cláudia Müller, Leonardo França e Marila Velloso.
Mediação: Alexandre Molina (Professor do Curso de Dança da UFU)

Local: Sala Camargo Guarnieri, Bloco 3M, Campus Santa Mônica


ESPETÁCULOS

Teatro Municipal de Uberlândia

06/06 20h

Isso não é um espetáculo
Clarissa Sacchelli (SP) e Cláudia Müller (RJ/MG)

Em 2012, Clarissa Sacchelli recebeu a bolsa de residência para criadores do Rumos Dança “destinada a artistas que desejam fazer uma residência com criador brasileiro mais experiente, visando aprimorar seus processos de criação, testar novas metodologias e treinamentos e repensar estratégias de comunicação com os contextos em que atuam. Não se trata de subsídio para uma montagem, mas do desenvolvimento e/ou qualificação de artistas criadores”. Cláudia Müller foi sua orientadora.
Em 2013, ambas sobem ao palco do teatro do Instituto Itaú Cultural atendendo ao compromisso de apresentar uma demonstração deste período de estudo.

Isso é um produto artístico? 

artista-residente: Clarissa Sacchelli
artista-orientadora: Cláudia Müller


07/06   20h

Sobre expectativas e promessas
Alejandro Ahmed (SC)

Sobre expectativas e promessas se propõe como um discurso organizado por músculos e ossos, instaurado pelo movimento. Uma névoa objeto, que evoca na sua aparência um nome próprio com identidade fantasma. Identidade como emergência, um surgimento de respostas a situações propostas pela relação no tempo entre ambiente, corpo, e movimento.

Criação, direção e performance: Alejandro Ahmed
Assistência de direção, criação e ensaios: Mariana Romagnani.
Iluminação, trilha sonora e direção de cena: Hedra Rockenbach
Máscaras: Maurício Magagnin  
Fotografia: Cristiano Prim
Arte gráfica: Pedro Franz
Pesquisa compartilhada: Grupo Cena 11
Preparação técnica e ensaios : Grupo Cena 11, JUSC – Jurerê Sports Center.

08/06 20h

Ouriço
Leonardo França (BA)

Pense num ouriço do mar. Divido aqui com vocês aquilo que me ouriça, ou seja, aquilo que me arrepia e me instiga a dançar nesse momento. Divido também um ouriço enquanto um corpo espinhoso e delicado, com buracos e vetores interessados em muitas direções. Divido um ouriço enquanto dança: uma interseção de ações distintas que se atravessam entre tensões. E fica aqui a curiosidade de saber - qual será a aproximação possível?

Coreografia e performance: Leonardo França
Criação sonora: João Milet Meirelles
Produção: Ellen Mello
Montagem e operação de Luz: Nando Zâmbia 



Todas as pesquisas artísticas e coreográficas desta programação foram desenvolvidas com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2012/2014.

EQUIPE
Coordenação geral e produção: Alexandre Molina e Cláudia Müller
Assistentes de produção: Gabriela Paes, Juliana Ladeira, Paula Poltronieri e Vanessa Garcia Santos
Montagem ténica de iluminação: grupo CÊNICA LUZ (Adriel Parreira, Camila Tiago, Diego Nobre, Giovanna Parra e Tamara dos Anjos Garcia)

Contatos:
rumosdancaufu@gmail.com
Alexandre Molina (34) 8426-1832 alexandremolina.danca@gmail.com
Cláudia Müller (34) 9803-0073 claudia@claudiamuller.com

BLOG

IMAGENS
- Link Dropbox para fotos do trabalho Sobre Expectativas e Promessas (Alejandro Ahmed):
Crédito das fotos Sobre Expectativas e Promessas: Cristiano Prim

- Link Dropbox para as fotos do trabalho Ouriço (Leonardo França):
Crédito das fotos Ouriço: Tiago Lima

- Link Dropbox para a foto do trabalho Isto não é um espetáculo (Clarissa Sacchelli e Cláudia Müller):
Crédito da foto Isto não é um espetáculo: Divulgação

CURRÍCULO DOS PARTICIPANTES
Alejandro Ahmed (SC) é coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Seu trabalho como coreógrafo surgiu de forma autodidata, respondendo à necessidade que possuía de integrar a maneira como pensava o mundo e a dança que experimentava. Junto ao Cena 11, promoveu o desenvolvimento de uma técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo. Um corpo capaz de processar melhor as idéias contidas na movimentação. Esta técnica foi nomeada de “percepção física” e é um dos pontos que estrutura o trabalho de Alejandro Ahmed. Seu olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este “outro” um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.
Alexandre Molina (MG) é artista da dança, educador e gestor cultural. Professor do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com ênfase na área de Corpo e Performance, e integrante o Coletivo Construções Compartilhadas (BA). É doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - PPGAC/ UFBA e Mestre e Especialista em Dança pela mesma instituição (PPG-Dança). Seus mais recentes trabalhos artísticos foram desenvolvidos no Coletivo Construções Compartilhadas, com destaque para a criação, em parceria com o fotógrafo Tiago Lima, da performance Entrando pela saída. Ainda no Coletivo, realiza as intervenções urbanas {pingos&pigmentos}, de Rita Aquino (trabalho selecionado para o Palco Giratório 2013) e Pra te ver melhor, de Eduardo Rosa. Atualmente é co-realizador, juntamente com Fernanda Bevilaqua e Wagner Schwartz, do encontro Olhares Sobre o Corpo, em sua décima primeira edição, na cidade de Uberlândia. É colaborador do site Produçãoemdança.com, produzindo textos relacionados aos temas de formação, criação e gestão cultural.
Clarissa Sacchelli (SP) é Mestre em Artes pelo Laban (Londres) e pós-graduada em Semiótica pela PUC (SP), já trabalhou em companhias de dança contemporânea, em colaboração com outros artistas e hoje cria seus próprios trabalhos que já foram apresentados no Brasil, Inglaterra e Portugal. Criou os trabalhos Sem título (2011), Performance (2012) e Isso é uma habitação (2013). Foi contemplada pelo Rumos Dança do Itaú Cultural (2012-14), realizando uma residência com a artista Cláudia Müller.
Cláudia Müller (RJ/MG) é artista com projetos desenvolvidos em dança, performance, vídeo e instalação. Mestre em Artes pela UERJ (2012), foi professora do Instituto de Artes nesta instituição (2012.2013). Professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2013. Atuou em cias. de dança em SP, RJ e na Alemanha (1990-2000). Em 2000 começou a desenvolver seus próprios trabalhos, apresentados em festivais e centros de arte no Brasil (Panorama de Dança/RJ, Mostra SESC de Artes/SP), Argentina (Festival de Danza de Buenos Aires), Chile (Escena Doméstica, Festival UARCIS/Santiago), Colômbia (Festival de Danza Contemporánea/Bogotá), Espanha (In-Presentable/Madrid, BAD/Bilbao, La Laboral Escena/Gijón, ARTIUM/Vitoria), Marrocos (On Marche/Marraquexe), e Portugal (Festival Al Kantara/Lisboa), entre outros. Participou do programa Encontros 2005-2006 idealizado pelo Al Kantara (Lisboa) e Panorama de Dança, colaborando com a artista espanhola Cristina Blanco; do programa Abordajes Artísticos (2011), numa colaboração entre o Museo ARTIUM (Vitoria/Espanha) e Azala Espacio de Creación (Lasierra/Espanha) e do Lab Migraciones, idealizado por Artea e realizado no Matadero e Museo Reina Sofia (Madrid— 2011). Recebeu subsídios do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 para a realização do vídeo Fora de Campo e, do mesmo programa, anos 2012/2014, como orientadora da artista Clarissa Sacchelli. Foi contemplada nos editais de Montagem 2008 e 2011 da Secretaria da Cultura do Estado do RJ e no FADA 2012 (Fundo de Apoio à Dança da Secretaria Municipal de Cultura do RJ).
Fernanda Bevilaqua (MG) é eutonista, bailarina, coreógrafa, professora de dança, terapeuta corporal certificada pela Escola de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo e Méthode GDS Lês Chaînnes Musculaires et articulaires Bruxelas (Bégica), diretora artística do Studio Uai Q Dança há 19 anos e do Projeto Cidadança: Cidadania pela arte, há 8 anos. Além disso, é proprietária do Palco de Arte (Teatro para 100 pessoas, anexo ao Studio Uai Q Dança) em Uberlândia/MG, diretora artística da Uai Q Dança Cia. Como coreógrafa recebeu premiações no Brasil e no exterior. É graduada em Pedagogia pela Uniminas- Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais em Uberlândia, MG. Especialista em Arte Educação e tecnologias contemporâneas pela Universidade de Brasília(UNB). É idealizadora e diretora geral do projeto Olhares sobre o Corpo, desde 2004.
Leonardo França (BA) é um artista que cruza diferentes atuações como coreógrafo, performer e videoartista interessado em produzir outras dramaturgias do corpo e olhares coreográficos no cotidiano. Seus trabalhos já foram apresentados em festivais nacionais e internacionais de dança e cinema. Recentemente, sua pesquisa coreográfica Ouriço foi subsidiada pelo programa Itaú Cultural Rumos Dança. 
Lu de Laurentiz (MG) é diretor de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, órgão integrante da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROEX.
Marila Velloso (PR) é professora do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, membro do Colegiado Nacional de Dança e integrante do Fórum de Dança de Curitiba, além de possuir formação em Educação Somática – especialização em BMC (Body Mind Centering). Foi coordenadora de dança do município de Curitiba entre 2005 e 2009; propôs junto com Christine Greiner o Encontro da Novas Dramaturgias do Corpo; e comRosemeri RochaCinthia Kunifas e Mônica Infante, o Conexão Sul – versão Paraná.

Sonia Sobral (SP) é gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.