quinta-feira, 31 de julho de 2014

“Amamentação: Um ganho para toda vida”

Com o tema “Amamentação: Um ganho para toda vida” tem início amanhã, 1°, e vai até o dia 7 de agosto, a  Semana da Amamentação. Em Uberlândia, o evento que está na 16º edição, é promovido pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU- UFU) com o apoio da secretaria Municipal de Saúde.
Este ano, o projeto ressalta a importância do Aleitamento Materno que proporciona nutrição de ótima qualidade, além de contribuir para a redução da mortalidade infantil, para o desenvolvimento cognitivo da criança, promover a saúde e a autonomia da mulher, assegurar a sustentabilidade ambiental e conferir benefícios econômicos para a família e a nação.
Como parte da programação, no dia 6 de agosto, no Anfiteatro do Bloco 2A - campus Umuarama, a partir de 12h30, serão realizadas palestra e mesas-redondas. O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges Santiago, irá aborda o tema “Redução da mortalidade infantil”. A mesa-redonda “Promoção de igualdade de gênero e da autonomia das mulheres”, que terá a participação da  professora da Universidade de Uberaba e integrante da ONG SOS Mulher, Cláudia Regina Braga da Cruz, encerra as atividades do evento.
A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e acontece em mais de 120 países.


Ações incentivam, apóiam e promovem a amamentação

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, durante todo ano, ações de incentivo ao aleitamento materno. Por meio de palestras, reuniões e consultas individualizadas o ato é estimulado já durante o pré-natal e logo após o parto.
O HCU-UFU possui, também, um Banco de Leite Humano, que tem como objetivo a promoção e o apoio ao aleitamento. Por meio do Disque Amamentação, (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter informações.
O serviço oferece ainda a Consulta de Amamentação, com pediatra, a todas as mães que procuram o Banco de Leite, independente, de terem tido ou não o bebê no HCU-UFU. O agendamento normalmente é feito para o mesmo dia, pois as dificuldades com o aleitamento devem ser resolvidas o mais rápido possível.
Mães de bebês prematuros, com dificuldades para amamentar, também contam com o Banco para retirar o leite e armazená-lo até que o bebê consiga sugar corretamente o peito. Outra função do Banco de Leite é incentivar a doação de leite humano, que passa por um rígido controle de qualidade, por meio de um processo de pasteurização e análise microbiológica e é oferecido aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, no Berçário e de outras unidades do hospital com diferentes indicações clínicas.

Confira a programação completa, que acontece no dia 6 de agosto, quarta-feira:

Atividade Científica:
12h30 – 13h30  Inscrições

13h30 – 14h30  Abertura

14h00 – 14h30  Palestra: “Redução da mortalidade infantil”
Prof. Dr. Luciano Borges Santiago – UFTM (Uberaba – MG) / Presidente do Dep. Cientifico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

14h30 – 15h15  Mesa- redonda

14h30 – 14h45  Erradicação da extrema pobreza e da fome – Ass. Social Lilian Machado de Sá/ Secretária Municipal de Administração de Uberlândia-MG

14h45 – 15h Garantia do ensino básico universal – Prof.ª Dra. Maria José Ribeiro/ Instituto de Psicologia – UFU  

15h – 15h15 Garantia de sustentabilidade ambiental Prof.ª Dra. Marlene Teresinha de Muno Colesanti / Instituto de Geografia – UFU

15h15 – 15h45  Intervalo

15h45 – 16h45  Mesa-redonda

15h45–16h  estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento – Nutricionista Ana Cláudia Montes Cardoso/ Secretaria Municipal de agropecuária e Abastecimento de Uberlândia – MG

16h – 16h15 Melhoria da saúde materna Prof.ª Dra. Maria Célia dos Santos/ Dep. De Ginecologia e Obstetrícia do HC/UFU

16h15 – 16h30 Combate ao HIV/AIDS, a malária e a outras doenças – Dr. José Humberto Caetano Martins / Dep. De Clínica Médica – Setor de Infectologia do HC/UFU

16h30 – 16h45 Promoção de igualdade de gênero e da autonomia das mulheres – Prof.ª  Cláudia Regina Braga da Cruz/ ONG SOS Mulher e UNIUBE (Uberlândia – MG)


-- 
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.