quarta-feira, 30 de julho de 2014

LGBT

NUDS – NÚCLEO DE DIVERSIDADE SEXUAL E GRUPO SHAMA INICIA AGENDA DE CAPACITAÇÃO 
DE TÉCNICOS E SERVIDORES DA SEDEST/PMU E SEUS EQUIPAMENTOS.


Capacitação em Direitos Humanos e População LGBT
A população denominada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) enfrenta constantemente dificuldades nos atendimentos voltados aos seus direitos básicos de saúde, segurança e educação. Esta dificuldade se dá, na maioria das vezes, por falta de conhecimento do técnico ou servidor público que está em contato direto com estas pessoas.
Segundo dados do IBGE o Brasil possui 24 milhões de homossexuais. Isto representa 17% de 180 milhões de brasileiros. Esta é a primeira vez que o IBGE faz estas declarações, pois sempre omitiu a orientação em seus censos. Já o Ministério da Saúde, através da Coordenação de DST/AIDS divulga que os gays representam 10%, assim como a ONU que divulga informação que são 10% da população mundial. Levando em consideração esta relação de porcentagem, na cidade de Uberlândia, teremos aproximadamente 70 mil homossexuais.
Nas áreas voltadas à segurança, já constam trabalhos realizados pela Administração Pública Estadual junto a Polícia Militar, demonstrando evolução quanto ao tratamento desta população e o respeito de seus direitos.
Da mesma forma, é de interesse que os técnicos e servidores municipais agreguem conhecimento sobre esta população, para poderem prestar um serviço de qualidade e respeito. Sendo assim, o NUDS propõe que se discuta e busque conhecimento sobre as várias possibilidades da sexualidade humana e da diversidade sexual que necessita de atendimento nos equipamentos públicos. Entendendo que, este trabalho precisa ser continuado, vide a constante alteração do quadro de técnicos e servidores nos equipamentos públicos, além de, poder oferecer espaço à população para discussão sobre a temática.
Diante desta necessidade, nosso objetivo é a capacitação das chefias dos serviços disponibilizados à população em geral, que estão vinculados a SEDEST (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho). E posteriormente ministrar esta capacitação para os técnicos e servidores públicos, que trabalham diretamente com a população através dos CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social Além disso, disponibilizar palestras para a população que freqüenta e é atendida pelos CRAS.
    1 Objetivo geral
Capacitar técnicos e servidores públicos sobre a temática da população LGBT e seus direitos.
    2 Objetivos específicos
  1. Facilitar o acesso da população LGBT aos equipamentos vinculados a SEDEST;
  2. Capacitar as chefias dos equipamentos vinculados a SEDEST para que possam oferecer suporte para os seus técnicos e servidores.
  3. Humanizar o atendimento dos técnicos e servidores públicos diante das necessidades desta população específica;
  4. Ainda, esta contemplada a orientação quanto as várias “faces” da diversidade sexual e as necessidades específicas de cada uma delas.
  5. Abrir espaço para a população que usufrui do atendimento dos CRAS e que tem interesse nos esclarecimentos sobre a diversidade sexual.
  6. Iniciar um espaço de diálogo sobre a sexualidade que necessita de ser continuado para alcançar o máximo da população.

Marcos André Martins
Coordenador do NUDS  
(34)8854-1336 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.