quinta-feira, 31 de julho de 2014

Plano Municipal de Cultura é foco de audiência pública com setor cultural

Plano Municipal de Cultura é foco de audiência pública com setor cultural

O auditório do bloco 5R da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ficou lotado de atores, músicos, dançarinos, produtores culturais e artistas de Uberlândia, que na noite desta quarta-feira (30) se encontraram com o prefeito Gilmar Machado para apresentar e acompanhar os desdobramentos do Plano Municipal de Cultura, que entrou em vigor este ano. O secretário de Cultura, Gilberto Neves, também participou da audiência pública organizada pelo Conselho Municipal de Cultura.
            “Cultura quem faz é o povo, em diversos aspectos da vida. A Prefeitura procura apoiar e desenvolver a cultura não só na respectiva secretaria. Exemplo disso é a revitalização das praças pela Secretaria de Serviços Urbanos. Em casa uma delas há placas com poemas, que incentivam a leitura. Isso também é cultura”, disse Gilmar Machado.
            Durante aproximadamente duas horas, o prefeito e o secretário municipal de cultura ouviram as opiniões, questionamentos e críticas dos artistas, que anseiam pelas mudanças do Plano Municipal de Cultura. “O fato de haver momentos como esse, em que somos ouvidos, é uma grande vitória. Há muito que mudar no cenário cultural da cidade, mas já demos o primeiro passo em nos unir e expor nossa opinião. Talvez por isso o anseio da classe, pois antes nos era imposto”, disse Maria Conceição Leal, participante do Conselho Municipal de Cultura.
            Em sessões de perguntas, o prefeito atendeu aos presentes, apresentando as ações do município para a promoção da Cultura. Gilmar citou a determinação para que qualquer programa habitação, ao ser executado, contemple equipamentos sociais na região, como unidades de saúde e educação, incluindo cultura. É o caso da Praça de Juventude, na Região Norte de Uberlândia. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em junho deste ano. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.
            “A cultura não deve existir apenas no Centro da cidade, a população dos bairros também tem o direito. Por isso incluímos a cultura como item essencial para os equipamentos dos bairros. E nos locais que ainda não tem, estamos estudando a implementação”, acrescentou o prefeito.
            E tem mais novidades para a Cultura. No mês do aniversário da cidade, será inaugurada na região do Campo Alegre a Praça de Esporte e Cultura. Também já começaram os preparativos para o Festival de Dança 2015, além do projeto para a criação do Conservatório Municipal de Música.

 Plano Municipal de Cultura

            O Plano Municipal de Cultura foi aprovado na Câmara em dezembro de 2013, tem duração de 10 anos, com vigência de 2013 a 2023 e traz como subtítulo "Por uma política cultural aberta, plural, democrática e para todos", por conter a possibilidade de algo em permanente construção. “Uma política pela arte e para a arte deve ser sempre aberta, democrática e para todos para abraçar o dinamismo que acompanha todo processo cultural", disse Gilberto Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.