quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Novos abrigos de ponto de ônibus oferecem maior conforto e proteção do clima

Novos abrigos de ponto de ônibus oferecem maior conforto e proteção do clima

Os novos modelos de abrigos de pontos de ônibus para a cidade foram  entregues nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura de Uberlândia. A iniciativa faz parte da celebração dos 126 anos do município e do processo de melhoria do Sistema Integrado de Transporte (SIT). A princípio, a praça da Bíblia, a unidade Crescer do bairro Tibery, Aeroporto e Centro de Fiação e Tecelagem são os locais contemplados com os modelos.
Os abrigos, além de ter um visual estético mais agradável, oferecem conforto acústico e térmico, ergonomia nos assentos e espaço exclusivo para deficientes. O formato do teto evita acúmulo de água e criação de focos de dengue. A estrutura ainda conta com mapa informativo e possibilidade de iluminação superior, assim como projetos futuros para instalação de informativos eletrônicos em tempo real sobre a chegada dos ônibus. “Apresentamos hoje um novo aspecto de modernidade e visão de futuro. Estamos pensando Uberlândia na frente, deixando projetos estruturados e trabalhando em parceria”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.
A cerimônia de lançamento aconteceu na praça da Bíblia, em frente a Estação Rodoviária. A Tricon, empresa responsável por administrar o terminal, foi parceira da Prefeitura na instalação dos abrigos. “É parte do nosso contrato com a Prefeitura a colocação desses equipamentos. Também faremos investimentos na arborização da praça e na acessibilidade do terminal rodoviário”, informou o gerente da Tricon, Humberto Ribeiro.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes vai avaliar durante um mês o grau de adaptação e aceitação dos usuários. Após esse período, será aberta uma licitação para colocação de outros 106 abrigos nos bairros contemplados pelo Fundo Municipal de Habitação, como por exemplo, Shopping Park, Jardim Célia e Cidade Verde. “É uma maneira de proporcionar embarques mais confortáveis e seguros, para que as pessoas que utilizam o SIT tenham uma melhora significativa nesta questão”, disse o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade.
Existem 1.200 abrigos de pontos de ônibus em Uberlândia, o que representa 35% do total de paradas contempladas com esses equipamentos. A previsão é que até o fim de 2016, o número possa chegar a 50% de cobertura das paradas. Os abrigos antigos, além de esteticamente defasados e estarem sem conforto termo-acústico, custam em torno de R$ 5,5 mil. Já os novos modelos, que oferecem muito mais benefícios, custam pouco mais de 20% que os anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.