quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Prefeitura lança Portal Uberlândia e amplia convênios com rádios comunitárias

Prefeitura lança Portal Uberlândia e amplia convênios com rádios comunitárias

            Na data em que Uberlândia completará 126 anos, 31 de agosto, entrará em funcionamento o Portal Uberlândia, como será denominado o novo Portal da Prefeitura. O endereço eletrônico permitirá a prestação de serviços, o repasse de informações municipais e a divulgação de notícias sobre os acontecimentos da cidade de forma ágil, moderna, transparente e mais humanizada. O projeto da Secretaria Municipal de Comunicação Social foi apresentado nesta quarta-feira (27) pelo secretário de Comunicação Social, Gustavo Moreira, no Centro Administrativo Municipal. Na ocasião, também houve a assinatura dos novos convênios para o repasse de subvenções às mantenedoras de rádios comunitárias, ampliando a parceria com o setor.
“O Portal Uberlândia reflete o cotidiano das pessoas, os desafios de cada um e os diálogos da população com o Poder Público. Este foi o primeiro desafio enfrentado e vencido”, disse Gustavo Moreira. Segundo ele, o portal antigo, que será substituído, priorizou a estrutura administrativa. O novo projeto inverte este processo e prioriza as pessoas e suas necessidades, assim como a imagem da cidade e seus patrimônios humanos e materiais.
O layout do Portal Uberlândia prioriza a funcionalidade e facilita o acesso da população aos principais serviços oferecidos pelo Município. Neste sentido, os serviços estarão separados em quatro seções: Cidadão, Empresa, Turista e Servidor. Para se obter este resultado foram usados como referências alguns dos principais e mais acessados portais de prefeituras do Brasil, como o de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte; e de outras internacionais, como de Nova Iorque, Londres e Buenos Aires.
Na seção destinada aos cidadãos estarão disponíveis informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, todos atualizados, reorganizados e distribuídos por temas como Habitação, Família e Assistência Social, Transportes, Finanças, Trabalho, Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Esportes e Lazer. Já as partes referentes às secretarias municipais serão alteradas gradativamente com previsão de conclusão no prazo de 90 dias. Ao final, cada pasta terá um visual diferenciado e que refletirá o perfil de trabalho realizado, podendo ser acessadas no rodapé da página principal do Portal.
Quanto às empresas, a seção destinada a elas terá informações sobre serviços municipais oferecidos como Pró-Micro, Empresa Fácil, Emissão de Guias, Formulários e Declaração do VAF, entre outros. As demais seções, Turista e Servidor, também trarão informações sobre serviços, assim como ações, projetos e atividades da Prefeitura voltadas para estes temas.
“O Portal Uberlândia possibilita uma nova concepção à informação municipal, assegurando serviços e esclarecimentos das informações para os cidadãos. Sabemos que hoje a internet é muito utilizada e termos que sempre estarmos nos atualizando a esta realidade”, disse o prefeito Gilmar Machado.

Portal Uberlândia inova com acessibilidade

Além das mudanças na distribuição do conteúdo e na priorização do acesso aos serviços pelo Portal Uberlândia, destacam-se as melhorias na acessibilidade virtual. O espaço seguirá as diretrizes e normas previstas no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), que consiste em recomendações para que a acessibilidade aos portais governamentais sejam padronizadas e de fácil implementação. Um exemplo é o uso de contraste nas cores de fundo das páginas que poderão ser alteradas e facilitarão a visualização para pessoas com baixa visão. As alterações foram baseadas nos sites campeões no quesito acessibilidade, como das cidades de Rio das Ostras (RJ) e de Mauá (SP), que conquistaram o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, conferido pela W3C Brasil, uma organização internacional responsável pelos padrões de sites em todo o mundo.

Redes sociais

Com o advento da crescente utilização das redes sociais, o Portal Uberlândia se volta também para este público. As mudanças também facilitarão o acesso da população por meio de outras ferramentas, como os aparelhos de telefonia móvel (celulares e tablets). O novo trabalho oferece uma distribuição de ícones que proporciona acessos mais rápidos.

Cresce número de acessos ao Portal da Prefeitura de Uberlândia

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012 foram realizados 3.459.814 acessos ao Portal da Prefeitura de Uberlândia. Estas pessoas acessaram 10.231.047 páginas do Portal, o que representa uma média de três páginas visualizadas por cada usuário. 
No ano de 2013, entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro foram 5.241.339 visualizações do Portal e 15.580.126 acessos às páginas. Em média, isto também significa três páginas navegadas por cada usuário.
Os números parciais de 2014 já apontam que novamente haverá uma superação se comparados a 2013. No período de 1º de janeiro a 25 de agosto foram feitos 3.240.239 acessos ao portal da Administração Municipal. Foram visualizadas 9.412.751 páginas e novamente uma média de três páginas por internauta.
Quanto às áreas, cerca de 80% das páginas visualizadas em 2013 foram de serviços, como emissão de segunda via de boletos de ISS, IPTU e Dmae. Também foram buscadas informações habitacionais, monitoramento online dos ônibus, página de licitações, requerimentos, solicitações de alvarás de funcionamento e de certidões, Diário Oficial do Município, Fale com o Governo e outros serviços.
Mensalmente, conforme dados do Google Analytics, o maior número de visitantes ao Portal da Prefeitura de Uberlândia é proveniente de Uberlândia e posteriormente das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Rádios comunitárias têm subvenção assegurada

No mesmo evento em que foi apresentado o Portal Uberlândia ocorreu as assinaturas dos novos convênios para repasses de subvenções às mantenedoras das rádios comunitárias Plenitude, Dimensão e Restauração e Vida. Em 2013, cada uma recebeu subvenção no valor de R$ 12,5 mil para utilizar em custeio, manutenção e compra de equipamentos. Neste ano de 2014, a Secretaria de Comunicação Social repassará R$ 22,5 mil para cada rádio comunitária subvencionada. Além do aumento de mais de 70% no valor, o número de empresas também vai ampliar. A Rádio Cidade FM já demonstrou interesse e está em fase de credenciamento junto ao Município.
            “Isto representa melhores condições de trabalho. Sem estes recursos temos muita dificuldade de desenvolver nosso papel, que tem um perfil comunitário e contribui para o desenvolvimento da população e da cidade de Uberlândia”, disse o diretor da Rádio Dimensão, José Wilson de Lima Paiva. Ele destacou que desta forma a Administração Municipal reconhece a importância das rádios comunitárias e contribui para que as emissoras melhorem seus desempenhos. Com as subvenções, tais veículos de comunicação podem trabalhar em evento e comprar novos e melhores equipamentos, entre outros benefícios.
            “Não nos esquecemos da comunicação comunitária e entendemos que estas entidades prestam um grande e importante serviço para a população”, ressaltou Gustavo Moreira.
            Segundo o prefeito Gilmar Machado, as rádios comunitárias contribuem para uma maior democratização da comunicação, assegurando diferentes e importantes informações para todos.
A parceria com as rádios comunitárias teve início em 2013, quando foram assinados os primeiros convênios com as rádios Plenitude, Dimensão e Restauração e Vida. Assim como as demais entidades e instituições subvencionadas pelo Município, as rádios comunitárias precisam prestar contas dos valores recebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.