sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uberlândia já alcança 88% do público-alvo da vacinação contra a gripe

Uberlândia já alcança 88% do público-alvo da vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde superou a meta para a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Uberlândia. Até às 17 horas desta quinta-feira (28), o município havia aplicado 107.257 doses da vacina, o que representa 88% do público-alvo, de 121.886 pessoas, que forma o grupo prioritário e que têm mais risco de desenvolver complicações causadas pela doença. O índice está acima das médias nacional, que no fim desta tarde registrava 62,04% e do Estado, com 66,26%.
“A população atendeu nosso chamado e compareceu aos postos de saúde. Mas além da vacina é importante estar atento a outras questões: as temperaturas tendem a cair nos próximos dias e os vírus que causam a gripe circularão mais. Lavar as mãos e sempre deixar o ar circular pelos ambientes também são atitudes fundamentais”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervársio.  
A decisão sobre a continuidade da campanha no município será definida nesta sexta-feira (29), no período da tarde, uma vez que o Ministério da Saúde ainda estende o seu período até a próxima semana, mesmo os municípios tendo flexibilidade para definir seu calendário. Apesar da meta total atingida, em Uberlândia, o grupo das crianças entre seis meses e menores de cinco anos ainda não chegou a 80% de imunização, mesmo com toda a divulgação da campanha dos 70 pontos de vacinação disponíveis na cidade. “As crianças são muitos suscetíveis aos vírus e às complicações. Os pais devem proteger sues filhos”, orienta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica. Até o fim da tarde desta quinta-feira (28), 25.060 crianças tomaram a dose, o equivalente a 66,72% do total.
O grupo das gestantes também não chegou à meta, porém, a vacina estará disponível para elas durante o ano todo. “Além disso, a projeção do número de grávidas é baseada no número de nascidos vivos em anos anteriores, assim, as gestantes podem procurar as unidades mesmo após o término da campanha, para que sejam imunizadas”, disse.
Também foram imunizadas 13.370 pessoas com comorbidades, que são as pessoas que tem algum tipo de doença crônica não transmissível ou com outras condições clínicas especiais.

A vacina

Cada dose da vacina aplicada neste ano protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. “A detecção de anticorpos protetores ocorre entre 2 a 3 semanas após a vacinação. Por isso é importante os grupos prioritários procurarem uma unidade de saúde antes do início do inverno, estação de alerta para as doenças respiratórias”, explica Rosana Gervásio.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo médio de hospitalização, um benefício tanto do ponto de vista individual, como para a sociedade. “A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados”, completa a coordenadora.

O que é gripe?

Também conhecida como influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.

Como o vírus é transmitido?

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ao tossir, falar, espirrar ou pelas mãos após contato com objetos contaminados por secreções respiratórias. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

Sintomas: as diferenças entre resfriado e gripe

Gripe: É causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros são comuns.

Resfriado: É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Tratamento

A rede municipal de saúde está em alerta para as ações de prevenção tais como a disponibilização de vacinas para os grupos prioritários e identificação de casos suspeitos de influenza no município. Caso haja complicações dos sintomas da gripe deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.