quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cemitérios são preparados para receber visitantes no Dia de Finados

Cemitérios são preparados para receber visitantes no Dia de Finados

A Prefeitura de Uberlândia já está preparando os cemitérios São Pedro e Campo do Bom Pastor para receber os visitantes no feriado de Finados, no dia 2 de novembro.
Segundo estimativa da Secretaria de Serviços Urbanos, no ano passado aproximadamente 100 mil visitantes passaram pelo cemitério Campo de Bom Pastor e outros 20 mil pelo São Pedro. No entanto, como o feriado deste ano cai numa segunda-feira, é esperada uma grande movimentação de pessoas também no sábado e no domingo.
Servidores municipais e de empresas terceirizadas já trabalham há cerca de 20 dias na limpeza, poda de árvores e gramas e na pintura e lavagem das praças. Nos túmulos, restos de flores e arranjos estão sendo recolhidos. 
Para o assessor da Secretaria de Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) Silas Guimarães, essa é a data de maior visitação no ano. “Durante todo o ano, os cemitérios são limpos, mas nessa data procuramos dar uma atenção melhor porque boa parte da população de Uberlândia e de cidades da região passa pelos cemitérios”, disse.
Desde a segunda-feira (26), já é possível perceber a movimentação de visitantes e jardineiros particulares. A aposentada Anondina São José Fonseca, 75, foi com a filha e genro limpar o túmulo do filho. “Eu tenho uma moça que faz o serviço para mim, mas eu preferi vir aqui ver como está para o dia de Finados”, disse.
Assim como Anondina, outras pessoas contratam trabalhadores para dar manutenções aos túmulos, uma forma de respeito e carinho pelo ente já falecido. O jardineiro Júlio César, 26, afirma que nesta época do ano o trabalho aumenta, mas que durante todo ano presta serviços. “Cuidamos e podamos da grama além irrigar as flores e deixar tudo limpo”, disse.

Atendimento ao Público
            Para facilitar o acesso aos túmulos a SMSU disponibilizará, nos dois cemitérios, computadores que indicam o local da sepultura. Com apenas o nome do familiar falecido é possível localizar a quadra e o número do túmulo. No Bom Pastor, computadores estarão disponíveis no escritório do cemitério e na entrada. Além disso, servidores públicos estarão no interior, à disposição, para auxiliar os visitantes.                                                                                                    

Comércio no interior dos cemitérios
            O comércio das tradicionais coroas de flores e velas que adornam os túmulos e a venda de bebidas e comidas no interior dos cemitérios será proibido. As barracas com produtos estarão posicionadas próximo a entrada dos cemitérios somente para comerciantes cadastrados anteriormente na SMSU.

Cerimônias religiosas
No cemitério Campo do Bom Pastor haverá missas às 7h30, 9h e 16h, e também cultos evangélicos às 11h, 12h30, 14h e 15h. No cemitério São Pedro os horários das missas serão às 8h, 10h, 14h e às 16h.

Serviço:
Cemitério Campo Bom Pastor
Endereço: Avenida Gameleiras s/nº, bairro Jaraguá
Funcionamento: 7h às 17h30

Cemitério São Pedro
Endereço: Avenida Paes Lemes, 855, bairro Martins
Funcionamento: 7h às 18h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.