sábado, 28 de novembro de 2015

Gincana conscientizará sobre destinação correta de resíduos sólidos e óleo usado

Gincana conscientizará sobre destinação correta de resíduos sólidos e óleo usado
        
Alunos de dez escolas públicas de Uberlândia participam neste domingo (29), das 9h às 13h, no Parque do Sabiá, da Gincana Ambiental, evento realizado pela Algar Agro em parceria com o Dmae. A proposta das duas instituições é orientar a comunidade escolar a dar destinação correta aos resíduos sólidos e a utilizar os 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) instalados na cidade, preparados para receber o óleo de cozinha usado e embalagens PET e papelão.
            Para ganharem pontos na competição as escolas foram orientadas a recolher entre as famílias de alunos, professores e comerciantes, o maior volume possível de óleo de cozinha usado e embalagens. Posteriormente, o resíduo coletado será doado às associações e cooperativas de catadores que poderão vendê-lo para usinas que, por sua vez, irão transformá-lo em biodiesel, combustível cujo impacto negativo sobre o meio ambiente é bem menor que os de origem fóssil.
Para o Dmae, a gincana é uma oportunidade de mostrar à população os prejuízos que o óleo de cozinha lançado nas pias acarreta ao tratamento de esgoto. “Alem de provocar entupimentos de rede, o resíduo atrapalha a ação das bactérias anaeróbias, retardando o tratamento e ampliando seus custos”, explica a coordenadora do Núcleo de Projetos Ambientais do Dmae, Ângela Magalhães.
O volume de óleo de cozinha que chega à Estação de Tratamento Uberabinha diminuiu este ano em relação a 2014, mas continua alto. No ano passado, foram registrados 240 litros de óleo por hora enquanto em 2015 o volume verificado até o momento foi de 176 litros a cada hora, uma queda de 27%. “Com esta redução ganhamos mais eficiência no tratamento, reduzimos custos com a aquisição de produtos químicos e os entupimentos de rede caíram”, relatou o gerente de Tratamento de Esgoto, Marcelo Costa.
Para a Algar Agro, a gincana é uma ação que visa envolver a sociedade civil na política da logística reversa por meio de retorno do óleo usado e das embalagens de papel e plástico. Além disso, com a campanha “Todo resíduo merece uma segunda chance”, a empresa busca propiciar a geração de renda para as famílias de catadores e, ainda, mitigar os impactos ambientais que a atividade produtiva exerce sobre os recursos naturais.

Palestra

Visando ampliar a contribuição da iniciativa privada e da sociedade civil à implementação da política nacional de resíduos sólidos, a Algar Agro traz a Uberlândia, na próxima segunda-feira, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet). Auri Marçon fará palestra, das 9h às 11h, na Granja Marileuza (avenida Floriano Peixoto, 6495), sobre o tema “O lixo vira bons negócios nas nossas mãos”. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.