quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Prefeitura reforça estratégias de segurança diante das chuvas de dezembro

Prefeitura reforça estratégias de segurança diante das chuvas de dezembro
Ações preventivas que já são desenvolvidas pelo Município foram aprimoradas em encontro

 Valter de Paula - Secom/PMU

O prefeito Odelmo Leão e a Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (29), no Centro Administrativo Municipal, para discutir questões relacionadas à Defesa Civil e reforçar ações preventivas e medidas emergenciais que deverão ser adotadas em dezembro deste ano. O encontro geral foi organizado em função da possibilidade de chuvas concentradas caírem sobre Uberlândia em dezembro deste ano. Segundo levantamentos do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), até 300 milímetros de precipitações podem ser registrados neste último mês de 2017. A comissão que se reuniu com o chefe do Executivo é formada por representantes das secretarias municiais, bem como por membros de órgãos de segurança (polícias, bombeiros e Exército) e de outras entidades (Cemig e CDL).


No encontro, o prefeito pediu para que todos os participantes da comissão estejam cada vez mais comprometidos em aprimorar as estratégias adotadas para evitar transtornos na temporada de chuvas. “Esse é um trabalho que exige esforço conjunto. Tudo aquilo que a Prefeitura puder colaborar, será feito. Isso porque se trata da segurança da população. Temos de estar à disposição 24h nestas circunstâncias”, disse o Odelmo Leão.

A reunião contou também com uma breve apresentação do professor de Climatologia da UFU Paulo Cezar Mendes sobre a situação climatológica e pluviométrica para a cidade nos próximos meses. “Até janeiro, a previsão é que tenhamos um acumulado de 800 a 1,2 mil milímetros de chuva. Precisamos estar preparados, pois, apesar de ser bom como recurso hídrico para os nossos mananciais, as pancadas ocorrem normalmente em horas inesperadas e podem resultar em riscos na zona urbana”, explicou o professor.

Aprimoramento dos trabalhos

            Os membros da comissão, no encontro, puderam conhecer novidades que incrementarão os trabalhos dentro do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP). A Defesa Social anunciou, por exemplo, que está preparando informativos com dicas de segurança para a população e interessados no caso de eventos pluviométricos. O material deverá ser distribuído e disponibilizado no portal de Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br).

O órgão do município também está confeccionando panfletos para distribuir aos moradores e locais comerciais instalados nos pontos críticos da cidade, como avenida Rondon Pacheco e trecho das avenidas Anselmo Alves dos Santos e Getúlio Vargas, por exemplo. A ideia é orientar que, no caso de alerta devido às chuvas, a população evite deixar veículos estacionados nas vias.

A Defesa Civil também anunciou que, junto ao Corpo de Bombeiros, está auxiliando o Laboratório de Climatologia da UFU na criação de um novo mapa dinâmico sobre pontos de riscos da cidade. O instrumento, quando tabulado e finalizado, irá propiciar que as autoridades possam adotar as políticas públicas necessárias para impedir danos no caso de ocorrências envolvendo questões climatológicas.

PEP

No Plano Emergencial estão registrados os pontos de risco em Uberlândia com definições de desvios de trânsito e os procedimentos que devem ser adotados durante as fases preventiva (verde), preparativa (amarela),resposta/socorro (vermelha) e recuperativa (branca).

As fases são determinadas de acordo com a previsão do tempo e alertas emitidos pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFU. A intenção é prever a ocorrência e o volume da chuva e acionar de imediato os órgãos de enfrentamento.

Descarte correto

Uma das principais preocupações apontadas na reunião é relativa ao descarte incorreto de lixo. A prefeitura trabalha para fazer com que a cidade fique limpa e, além das coletas domiciliar e seletiva, realiza outros serviços, como a retirada de objetos que obstruem bueiros e bocas de lobo. Um trabalho preventivo que impede entupimentos de rede e destina o lixo para o local adequado. Mas é preciso a conscientização e mobilização da população para o descarte correto. Há ainda o serviço de cata-treco (que pode ser acionado pelo3212-5356) e Ecopontos instalados em locais estratégicos para atender a toda população.

Só para se ter ideia, em 2017, já foram retiradas mais de 100 toneladas de entulhos diversos no município, além de capina e roçagem com recolhimento de mais de 10 mil toneladas de massa verde. Cerca de 15 mil bocas de lobo e bueiros foram limpos até agora. Os trabalhos de podas de árvores também foram intensificados. Ao todo, foram realizadas 3.573 podas entre janeiro e setembro desse ano. Apenas no último mês, mais de 630 podas foram realizadas. Um serviço preventivo que antecede o período das chuvas, evitando quedas e acidentes.

Cuidados

            A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.

Em caso de perigo chame:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190

Dicas da Defesa Civil:

ANTES DAS CHUVAS:

- Acompanhe os boletins de avisos e alertas dos Institutos de Meteorologia pela internet  ou  pelos órgãos da imprensa;
- Dê manutenção no telhado: desobstrua os canos da laje, limpe as calhas, confira se as telhas de amianto estão pregadas;
- Não jogue lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas. Sempre coloque os sacos de lixo nas lixeiras,  evite deixa-los diretos na  calçada.
- Reforce muros e paredes que tenham perigo de cair;
- Faça revisão nas instalações elétricas ;
- Desligue os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;
- Coloquem em lugares altos, móveis e outros pertences, caso sua moradia esteja localizada em área de risco ou em locais sujeitos a alagamentos.

DURANTE AS CHUVAS:

- Mantenha-se atento aos níveis das águas;
- Mantenha as portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
- Não se proteja embaixo de árvores, pois elas atraem raios e, se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas.
- Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

- Não se arrisque em atravessar à pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
- Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente o a Defesa Civil  e  o Corpo de Bombeiros;
- Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico. 

DEPOIS DAS CHUVAS:

- Verifique as instalações elétricas antes de ligá-las;
- Faça uma revisão de possíveis danos em sua moradia (paredes, telhados...);
- Cuidado com animais (aranhas, cobras e ratos em casa).
- Verifique se houve obstrução de ralos, bueiros e calhas.

ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS:

- Evite trafegar em vias alagadas, procure sempre rotas alternativas ou aguarde a chuva passar em lugar seguro;
- Em dias nublados, evite deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas;
- Não estacione seu veículo em regiões íngremes e  próximo a postes durante as chuvas;
- Durante a incidência de raios, a melhor proteção é permanecer no interior do veículo;
- Cheque o bom estado dos limpadores, da borracha das paletas e do motor dos limpadores;
- Certifique-se que o desembaçador está funcionando direito;
- Ligue as luzes durante uma chuva intensa (mesmo que seja dia claro) para que outros motoristas o vejam

29/11/2017
Fernando Boente
Fillipe Alves
(34) 3239-2686

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.