quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Prefeitura convida instituições culturais a firmar parcerias

Prefeitura convida instituições culturais a firmar parcerias
Chamamento público selecionará nove Organizações da Sociedade Civil (OSC) para ministrar oficinas gratuitas a quase 300 crianças da cidade

Secretaria Municipal de Cultura convida as entidades culturais da cidade para uma parceria inovadora em prol de toda a sociedadeNesta semana, foi publicado no Diário Oficial do Município um chamamento público para Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em executar, dentro de seus espaços, oficinas gratuitas para crianças ao longo do ano. Ao todo, nove instituições de diferentes setores de arte receberão incentivos para executar a ação. O edital pode ser conferido aqui.

As instituições poderão se candidatar para ministrar oficinas de circoteatromúsica (construção de instrumentos musicais), dança (balé), dança de salão, formação de Folia de Reisartes visuais (pintura),audiovisual e literatura.

Cada atividade terá, obrigatoriamente, entre 20 e 30 alunos, o que vai garantir que até 270 crianças tenham um aprendizado de qualidade de manifestações artísticas. A duração será de oito meses, com duas aulas semanais realizadas entre março e dezembro.

Na prática, a ação resultará na formalização de Termos de Colaboração, que vão trazer uma série de benefícios em todas as esferas sociais. “Com isso, estaremos levando um público diferente a espaços privados, valorizando o trabalho das pessoas que são responsáveis por esses ambientes e formando novas pessoas dentro das artes”, explicou a secretária municipal de cultura, Mônica Debs.

A proposta também visa ampliar a oferta de atividades culturais para a população, de modo a atingir diferentes faixas etárias e distintos grupos sociais, de forma multicultural, desenvolvendo um trabalho de inclusão e estímulo à difusão das artes e da cultura.
Processos de seleção

Podem participar da seleção Organizações da Sociedade Civil (OSC) com requisitos especificados no edital. Dentre os critérios para concorrer, está a necessidade de apresentar um projeto pedagógico no qual é apresentada a proposta de atividade.

Os autores do projeto terão autonomia de criar, coordenar e executar as aulas de acordo com suas concepções, além de ser responsáveis por oferecer toda a estrutura de execução. As instituições selecionadas serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Cultura durante todo o cronograma de ações, com dever de prestar contas regulares a fim de manter o benefício.

A intenção é que cada oficina resulte em pelo menos duas grandes apresentações públicas, uma em agosto e outra em dezembro.
Convite para saber mais:

Os interessados em concorrer terão uma chance para conhecer melhor todas as cláusulas do edital. Na próxima segunda-feira, às 19h, a Secretaria de Cultura realizará um workshop gratuito na Oficina Cultural para apresentar a iniciativa. O espaço fica localizado na Praça Clarimundo Carneiro, 204, no Centro.

Confira as etapas da seleção e suas respectivas datas:
Publicação do Edital de Chamamento Público: 08/01
Envio das propostas: 08/02 a 12/02
Etapa competitiva – avaliação das propostas: 13/02 a 15/02
Divulgação do resultado preliminar: 16/02
Impugnação e interposição de recursos: 19/02 a 23/02
Análise dos recursos pela Comissão de Seleção: 26/02 a 28/02
Homologação e publicação do resultado definitivo da seleção e divulgação das decisões recursais, se houver: até 02/03
Execução das atividades: De março a dezembro

11/02/2018
Renato Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.