sábado, 19 de maio de 2018

Prefeitura e Corpo de Bombeiros se mobilizam pela prevenção de queimadas em Uberlândia

Prefeitura e Corpo de Bombeiros se mobilizam pela prevenção de queimadas em Uberlândia
Campanha será lançada na próxima segunda-feira (21), no auditório do 5º Batalhão de Bombeiros Militar


A proximidade do período de estiagem traz também uma preocupação referente às queimadas, que podem ser evitadas com uma conscientização ainda maior da população. Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar lançam, nesta segunda-feira (21), às 8h30, aCampanha de Combate e Prevenção aos Incêndios Urbanos, Rurais e Florestais.

Preservação ambiental

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Ambiental do Município, Lorena Crepaldi, a campanha buscafortalecer o combate às más condutas recorrentes durante este período. O incêndio compromete a vegetação e pode danificar a rede elétrica, os imóveis vizinhos e até automóveis próximos à área. Os animais também são afetados por terem seu habitat atingido. Além disso, a fuligem gerada prejudica o sistema respiratório e causa doenças. Então, ter esse olhar global é fundamental”, explica.

Ação conjunta

O lançamento da campanha acontece no auditório do 5º BBM, em parceria com diversos órgãos, como a Polícia Civil Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, Sindicato Rural de Uberlândia, assim como as secretarias municipais de Saúde, Educação, de Trânsito e Transportes (Settran) e de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.

Atividades na zona rural

Um dos reflexos positivos dessa ação conjunta é a expansão das atividades para a zona rural do município. Isso porque, além do trabalho permanente realizado em conjunto com a patrulha ambiental, a região também será palco de diversas atividades educativas em escolas, moradores e áreas de preservação, como o Parque Estadual do Pau Furado.

            As ações na zona rural também farão parte da 8ª Semana de Meio Ambiente, a ser realizada entre os dias 3 e 9 de junho. A iniciativa também é tema do evento desta segunda-feira no 5º BBM. “Para este ano, estamos focando na sustentabilidade, nas cidades inteligentes e inovadoras, no direito ambiental. Acredito que vamos conseguir abranger um público bastante diversificado, desde as crianças até os empreendedores”, adianta Lorena.

Malefícios das queimadas

A diretora de Desenvolvimento Ambiental aproveita ainda para lembrar que as chamas não são a solução para acabar com o mato ou eliminar resíduos de roçagem. “Em outras palavras, o calor causa stress e faz com que as plantas se desenvolvam muito mais rápido do que o normal. O fogo causa também o aparecimento deanimais peçonhentos nas residências, uma vez que são obrigados a sair de seus esconderijos e procurar um novo abrigo”, salienta.

O lixo descartado incorretamente em terrenos baldios também pode causar problemas. Bitucas de cigarrosfósforosvidrospapéis e espelhos são alguns dos itens que podem iniciar incêndios na vegetação seca. “É importante que a população faça o descarte correto do lixo e nos ajude nessa luta contra as queimadas, já que um estilhaço de vidro é suficiente para fazer com que os raios solares deem inicio às queimadas”, finaliza.

Não provoque queimadas! Em caso de incêndio, ligue 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) ou 199 (Defesa Civil).


18/05/2018
PJ Godoy
3239-2686

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.